J-AGRO é um grupo de ex-estagiários do programa do Ministério da Agricultura do Japão para agricultores nikkeis do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolivia e Peru que recentemente se incorporou ao programa.
Este site visa compartilhar e divulgar conhecimentos adquiridos durante treinamentos no Japão para trocar ideias entre agricultores nikkeis da América do Sul e o Japão.

EMBRAPA TESTA EMBALAGENS JAPONESAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Andre Toshio Mimura/ ACENIBRA e Mimura Frutas/ Curso: Equipamentos Agrícolas (10/2019)

(1) Aprendizagem do curso

Com uma modernização de nível altíssimo, o Japão nos mostrou, dentre outros temas, como podemos aprimorar os processos de todas as cadeias produtivas do agronegócio. Melhoramento da produtividade no campo, otimização no processamento dos produtos, sistema de distribuição eficiente e tecnologia que permite um melhor Shelf Life, são alguns exemplos de aprendizados que tivemos com a tecnologia japonesa, aliada a toda sua cultura e necessidades do Agronegócio nipônico. 

Os produtos que permitem prolongar a vida útil das frutas pós-colheita foram os que mais me chamaram atenção durante o curso. As embalagens como as da Freshmama, Me-Fresh e Apinonn, possuem uma tecnologia em que o Gás Etileno (C2H4) liberado das frutas, em contato com Oxigênio (O2), transforme-se em Água (H2O) e Gás Carbônico (CO2). Como o Etileno é o responsável pelo amadurecimento das frutas, com a decomposição deste composto químico conseguimos um melhor Shelf Life, ou seja, um maior período para o consumo do alimento. 

Outra técnica de conservação de alimentos que observamos no Japão, é a de Atmosfera Modificada (MAP – Modified Atmosphere). Visitamos a empresa SUMITOMO BAKELITE que nos apresentou a sua embalagem “P-Plus”, além do funcionamento desta tecnologia e exemplos reais de sua aplicação. Conseguimos ver sua eficiência na prática em algumas frutas e legumes que nos foram apresentados em sua sala de testes.

A ampliação do Shelf Life destes alimentos possui muitas consequências positivas, e não apenas para o cliente final (poderá ter um produto fresco por mais tempo), mas também para todos que participam da cadeia de produção, inclusive o produtor (poderá armazenar seu cultivo por um maior período no pós colheita). Outra vantagem importante é no transporte, pois como a validade da fruta se torna maior, ela poderá ir para lugares mais longes ou, em outra situação, até mesmo fazer com que o transportador mude o modal de transporte para baratear o custo. Por fim, um conceito muito valioso que nos foi apresentado é o de reduzir desperdícios (Mottaianai). Esta expressão, Mottainai, é utilizada para manifestar uma filosofia usual no Japão, que lamenta o desperdício de algo. Este termo foi apresentado diversas vezes pela Freshmama como um conceito que seus produtos buscam atingir.






(2) Aplicação do aprendizado

O Vale do São Francisco, maior polo de fruticultura do Brasil, está testando embalagens Japonesas em frutas. A pesquisa está sendo realizada pela EMBRAPA do Vale do São Francisco que testará a variedade de manga PALMER (cedida pela Empresa Muranaka). 

As embalagens Japonesas que estão sendo utilizadas são amostras da FRESHMAMA e da ME-FRESH, das quais tive a oportunidade de trazer do Japão pelo Curso de Agronegócios oferecido pela CKC (Chuo Kaihatsu Corporation). A tecnologia utilizada nestas embalagens, como foi explicado anteriormente, permitirá que haja um retardo no amadurecimento da manga após a colheita do fruto.

O teste das embalagens, que não foi realizado antes devido a pandemia, começou dia 15/06/2020 e irá encerrar no dia 15/08/2020. Também serão testadas embalagens brasileiras com a tecnologia de Atmosfera Modificada (MAP).

O pesquisador da EMBRAPA, Sergio Tonetto de Freitas, responsável por disponibilizar as informações do teste, comenta que a necessidade de prolongar a vida da manga no pós-colheita foi o que deu origem a ideia deste projeto, e em caso de resultados positivos, estas embalagens podem auxiliar na exportação dos frutos para mercados mais distantes. O pesquisador também explica que existe o interesse em testar a variedade de manga TOMMY ATKINS.

Translation

País

Produtos

Pesquisar

Facebook

Copyright © J-AGRO
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com