J-AGRO é um grupo de ex-estagiários do programa do Ministério da Agricultura do Japão para agricultores nikkeis do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolivia e Peru que recentemente se incorporou ao programa.
Este site visa compartilhar e divulgar conhecimentos adquiridos durante treinamentos no Japão para trocar ideias entre agricultores nikkeis da América do Sul e o Japão.

Kusakizome (técnica natural de tingimento de tecidos)

Sônia Yoko Toyoda/ADESC-Pilar do Sul/Treinamento voltado ao grupo de mulheres (01/2019)

(1) Aprendizagem do curso
 
No período de 22 dias que estivemos estagiando no Japão, tivemos a oportunidade de visitar várias localidades em que as mulheres são influentes e mostram força para a Ativação das Comunidades ligadas a áreas rurais.

Dentre várias experiências marcantes vou me ater sobre “Kusakizome”, na província de Saitama o Green Farmer administrada pela Sra. Satomi Hagiwara. O Kusakizome é uma técnica milenar de tingimento natural que utiliza os pigmentos naturais extraídos da própria natureza tais como folhas, galhos, flores, frutas, sementes etc. A nossa experiência foi utilizando galhos de Ume (uma espécie de ameixa japonesa utilizada para se fazer conserva) para tingir um encharpe de seda. O resultado desta experiência foi espetacular e maravilhosa que resultou numa coloração amarelo queimado. Segundo a Sra. Hagiwara, se utilizarmos galhos de Ume cerca de 10 dias antes da florada, a pigmentação atingirá uma coloração mais rosada.

(2) Aplicação do aprendizado

Regressando ao Brasil, esta oportunidade nos despertou o interesse em experimentar com produtos que temos ao redor da casa e na região. Com a companheira do estágio experimentamos vários produtos localmente encontrados como, folhas e galhos de caqui, jaboticaba, ameixa, uva violeta, açafrão da terra e entre outras. (vide fotos anexo). É uma verdadeira magia, cada tecido ou linhas resultam em cores e peças únicas o que valoriza o trabalho. Além de proporcionar uma expectativa nas pessoas, ver o resultado final tem nos proporcionado um prazer e satisfação, um mix de emoções. É uma atividade prazerosa que funciona como uma terapia realmente! Acessível a qualquer pessoa que tenha interesse em fazer, na sua cozinha, utilizando os produtos do seu quintal ou da região, que poderá agregar valor em suas roupas e dar um up de inovação, além de proporcionar uma alternativa de renda para as mulheres agricultoras.

Coincidentemente a este assunto, li um artigo na revista glamour. globo.com que o ano de 2020 as cores da moda serão pigmentos da natureza. Focando o resgate da técnica ancestral que nos aproxima do meio ambiente e pode ser uma das alternativas para um futuro menos poluentes na indústria têxtil. Uma alternativa de vida mais sustentável e que valoriza a arte das mulheres das comunidades que aproveita a matéria prima local gerada pela própria atividade agrícola e fornecida pela natureza. Sinto me agradecida.

Compartilho aqui a receita de Kusakizome com folhas e galhos de caqui:

Ingredientes:

- 1 pano de prato de algodão mais ou menos 70g
- solução de pigmento: 300 a 350g de folhas e galhos de caqui, 3 litros de água.
- mordente: é a solução de fixação do pigmento 1 colher de sopa de Pedra Hume, 3 litros de água quente em torno de 60 graus.

Utensílios:

- 2 panelas de preferência esmaltada ou 2 vasilhas grande de inox
- 1 peneira
- pano para coar
- 1 par de hashi ou pegador

Cuidados importantes

1-     O tecido antes do tingimento deve estar úmido e lavado se estiver engomado, torcer levemente. São fatores que vão influenciar na fixação.
2-     Pesar os ingredientes 

Preparo da solução:

1-     Na panela colocar as folhas e galhos de caqui e a água o suficiente para imergir e ligar o fogo;
2-     Assim que ferver abaixe o fogo para o médio e cozinhar por 20 min;
3-     Coar enquanto quente com o pano sobre o coador;
4-     A solução de tingimento marrom está pronta para ser usado;
5-     Introduzir suavemente o tecido úmido na panela com a solução de tingimento e ligar o fogo novamente até atingir a fervura e depois abaixe o fogo e cozinhar por mais 15 a 20 minutos e desligar;
6-     Preparar a solução de mordente diluindo 1 colher de sopa de pedra hume em 3 litros de água quente em torno de 60 graus e imergir o tecido suavemente por 20 minutos. Tomar o cuidado para que o tecido não fique boiando;
7-     Passar novamente o tecido na solução de tingimento, ligar o fogo até ferver. Desligue e deixe esfriar na solução.
8-     Retire o tecido da solução e lave na água corrente até não sair mais a cor na água. Torcer, esticar bem o tecido e secar na sombra;
9-     A coloração após secagem ficará mais claro, portanto, deve se repetir a operação 5 e 6 até obter a cor desejada.

2019111日から23日の間CKCの女性グループの研修に参加させて頂きいろいろな体験をしました。その中で草木染をテーマとして述べます。

皆さん、草木染とは御存じでしょうか?

昔からの伝統的な布や糸、木材などを草、木、花、木の実などから採った色素を利用して染める技術です。
この体験は埼玉県のファームインさぎやまでグリンツリズムを行っている萩原さとみさん宅での体験です。私達の研修グループは梅の枝を使用してシルクのスカーフを染めました。出来上がりは薄い茶系の素敵な色合いでした。萩原さんによると梅の花が咲く十日前の枝を使用すると淡いピンク色に染まるそうです。時期によって色の染まり具合を楽しめるそうです。

帰国後、身近にある地元の素材を使って草木染のテストとをしてみました。実家の柿の葉、枝、を使って綿のふきんを染めてみました。結果は薄い黄緑。他にも、アメイシャ、ジャボチカバ、ぶどう、アボカドの種などなどを使用しました。(下記のページに写真のせました)。作業は難しいようで割りと簡単で、誰でもが家のキッチンでできます。どん色に染まるのかと考えるだけでわくわくしてきます。想像をもっとふくらますと地域にある素材をつかって布を染め、スカーフ、衣類、バックなど色んな商品を生産化して地域活性化につなげる可能性もかんがえられます。最近、偶然にこの様な記事をrevistaglamour.globo.com で読みました。[2020年は自然の色がが流行する]...[昔ながらの技術が新たに人類と自然を引き寄せ、将来は織物関係の産業の汚染物質の減少に大きくプラスになる影響を与えるでしょう]と書かれていました。

私がテストしてみた柿の葉、枝の草木染レシピーをシェアします

材料:
木綿のふきん一枚(70g)
染液:柿の葉、枝(350g)、水3リットル
媒染液:みようばん(大さじ1)、湯3リットル

道具:
鍋またはボウル()2
ざる1
こし布または布ネット
菜ばし
準備:
1染める材料は湯に浸して軽くしぼっておきます。染めムラがなくきれいに仕上ります。
2必要な文量は量ります。
染液をつくる
1鍋または、ボウルに入れ、水を柿の葉、枝がひたひたになるまで加え火にかけます。
2沸騰後は中火にして、20分ゆっくり煮出します。やっと
3熱いうちに広げた布を網にかけこします。
4黄茶色の染液ができます。
5湿らせたふきんをゆっくりと染液に浸し、再び火にかけます。沸騰したら15分ほど煮、火を止めます。
63リットルの湯(60度ぐらい)にみょうばん大さじ1を溶かしふきんを入れ、浮き上がらないように注意しながら20分つけておきます。
7再び柿の染液に戻して火にかけます。沸騰したら火を止めさめるまで置いておきます。
8色がでなくなるまで流水で洗い、よく絞り、布の形を整え、日陰干しにします。
自分の好みによって濃い色が良ければ5と6を繰り返して下さい。
皆さんも、身近な材料で草木染を楽しんでみませんか?

A beleza das cores conforme a matéria prima utilizada

A partir da casca e polpa de Uva violeta

A partir da casca e polpa da Jaboticaba

A partir de galhos e folhas de Caqui

Folhas verde de caqui utilizados no tingimento Kusakizome

Folhas verde de caqui utilizados no tingimento Kusakizome

Sra Haginawa ensinando a Técnica Kusakizome

Translation

País

Produtos

Pesquisar

Facebook

Copyright © J-AGRO
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com