Cecilia Toshie Yamamoto Yamazaki /ADESC - Caucaia do Alto/ Treinamento para a melhoria do valor agregado nos produtos agrícolas e alimentícios (09/2017)
(1) Aprendizagem do curso
Durante o curso, visitei diversas entidades e empreendedores, como a Associação Fujimi de processamento de produtos agrícolas. Nessa visita, percebi como era otimizado o aproveitamento de tudo que era produzido no local, como carnes suínas e cereais. Além disso, aprendi como os produtos da associação eram escoados por meio de parcerias com lojas locais.
Na Apple Orchard Someya, em Gumma, vivenciei como eram realizadas as vendas diretas com o consumidor, via internet, e como era possível agregar valor comercial às frutas por meio do processamento. Por exemplo, as frutas não vendidas que poderiam estragar eram rapidamente processadas em geleias e produtos desidratados, aumentando assim o valor agregado do produto.
Pão caseiro de batata doce
Colheita de batata doce
Venda de produtos na
Apple Orchard Someya
Geleia caseira de tangerina
Plantação de batata doce em Gunma
Produtos da Associação Fujimi
(2) Aplicação do aprendizado
Com o avanço da pandemia da
Covid-19, esse aprendizado foi essencial para que a associação conseguisse se
adaptar ao novo cenário de venda de produtos.
Desse modo, nosso principal desafio no momento é a
consolidação do uso das redes sociais, bem como a capacitação das nossas
associadas, para que possamos expandir e fortalecer esse novo modelo.
Em relação ao aproveitamento
dos alimentos produzidos e a agregação de valor, iniciamos a produção de geleias
de frutas que seriam vendidas em nossas feiras, como o morango e a tangerina,
além da fabricação de pães caseiros feitos de batata-doce.
Como os nossos principais
eventos de venda presenciais estão suspensos, fechamos uma parceria com o “Lamen
the Bowl”, um restaurante localizado em São Paulo e especializado em Lamen. Preocupados com os pequenos produtores, o
restaurante lançou o projeto “Genki” e tem atuado como intermediário na
compra e venda de produtos caseiros. Embora, apenas uma parcela de nossos
produtos esteja sendo oferecido, estamos conseguindo manter alguns de nossos
artigos à venda no mercado.
Por meio de nossas redes de
comunicação, percebemos uma crescente demanda por produtos frescos feitos pelas
associadas, como sushis e manjus, o que tem estimulado a venda
direta com o consumidor por meio de entregas periódicas.