J-AGRO é um grupo de ex-estagiários do programa do Ministério da Agricultura do Japão para agricultores nikkeis do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolivia e Peru que recentemente se incorporou ao programa.
Este site visa compartilhar e divulgar conhecimentos adquiridos durante treinamentos no Japão para trocar ideias entre agricultores nikkeis da América do Sul e o Japão.

Nova era, novos desafios

Cecilia Toshie Yamamoto Yamazaki /ADESC - Caucaia do Alto/ Treinamento para a melhoria do valor agregado nos produtos agrícolas e alimentícios (09/2017)

(1) Aprendizagem do curso

Durante o curso, visitei diversas entidades e empreendedores, como a Associação Fujimi de processamento de produtos agrícolas. Nessa visita, percebi como era otimizado o aproveitamento de tudo que era produzido no local, como carnes suínas e cereais. Além disso, aprendi como os produtos da associação eram escoados por meio de parcerias com lojas locais.  

Na Apple Orchard Someya, em Gumma, vivenciei como eram realizadas as vendas diretas com o consumidor, via internet, e como era possível agregar valor comercial às frutas por meio do processamento. Por exemplo, as frutas não vendidas que poderiam estragar eram rapidamente processadas em geleias e produtos desidratados, aumentando assim o valor agregado do produto.

Pão caseiro de batata doce

Colheita de batata doce

Venda de produtos na Apple Orchard Someya


Geleia caseira de tangerina

Plantação de batata doce em Gunma

Produtos da Associação Fujimi

(2) Aplicação do aprendizado

Com o avanço da pandemia da Covid-19, esse aprendizado foi essencial para que a associação conseguisse se adaptar ao novo cenário de venda de produtos.
Em relação ao aproveitamento dos alimentos produzidos e a agregação de valor, iniciamos a produção de geleias de frutas que seriam vendidas em nossas feiras, como o morango e a tangerina, além da fabricação de pães caseiros feitos de batata-doce.

Como os nossos principais eventos de venda presenciais estão suspensos, fechamos uma parceria com o “Lamen the Bowl”, um restaurante localizado em São Paulo e especializado em Lamen.  Preocupados com os pequenos produtores, o restaurante lançou o projeto “Genki” e tem atuado como intermediário na compra e venda de produtos caseiros. Embora, apenas uma parcela de nossos produtos esteja sendo oferecido, estamos conseguindo manter alguns de nossos artigos à venda no mercado.
Por meio de nossas redes de comunicação, percebemos uma crescente demanda por produtos frescos feitos pelas associadas, como sushis e manjus, o que tem estimulado a venda direta com o consumidor por meio de entregas periódicas.

Desse modo, nosso principal desafio no momento é a consolidação do uso das redes sociais, bem como a capacitação das nossas associadas, para que possamos expandir e fortalecer esse novo modelo.

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