Ana Hiromi Sato Okubo/ ACENIBRA/ Curso: Treinamento Promoção de Mulheres (11/2019)
(1) Aprendizagem do curso
Durante o intercâmbio tivemos a oportunidade de visitar diversas áreas rurais, onde grupos de senhoras contribuem para manter a comunidade social e economicamente ativa. Aprendemos suas histórias e ofícios com o contato direto e troca de informações com essas mulheres.
Dentre os lugares que visitamos, todos foram importantes para nossa experiência, saber e agregação de conhecimento.
Por exemplo, na cidade de Yusukawa, o plantio do tomate é a sua atividade principal. O que chama a atenção é o aproveitamento do fruto que seria descartado, assim, criam-se outros produtos que resultam na geração de renda e atividade para o grupo de mulheres daquela localidade.
Conhecemos o grupo de mulheres que trabalham para a revitalização. Segundo a história do grupo, os produtores da região perceberam que estavam tendo 10% de perda por descarte do tomate devida a alguma deformidade ou falta de maturação. Assim o grupo de mulheres, com a liderança da sra. Tsujimoto, desenvolveu produtos através de muitos meses de estudo, trabalho e dedicação. São sete produtos, como molho pra salada, tsukemono de tomate verde (Tomates verdes em conservas), e o mais vendido, o catchup.
É importante notar que o grupo é unido e sempre pensam em valorizar a região, e com isso nos ensinaram também a importância de fazer marketing (contar a história de como surgiu o produto, quem produz, de qual região, participar de eventos, e etc.).
Em Yawatahama, a laranja é o principal produto da região. Lá conhecemos o grupo de mulheres da JA Nishiuwa, no qual fazem parte 600 mulheres divididas em 12 subgrupos.
Trabalham com o aproveitamento total da fruta, desde o suco até a casca, pois a laranja é o sustento da família. Utilizam como suco para molho, para temperar frango, arroz, salada, fazem também geleia e luminárias com a casca, entre outros
Vendo isso, percebemos que temos que valorizar mais o nosso produto e seguir o exemplo das senhoras de Yusukawa e Yawatahama: aproveitamento total, sem desperdício.
O Japan foods export fair, em Makuhari, foi uma feira muito produtiva, onde vimos e degustamos vários produtos, e nesta ocasião pude ver a estande de gelatinas de kanten (ágar-ágar), o qual a embalagem e aspecto extremamente atrativo me chamou a atenção. Pensei em passar a ideia para o meu grupo de senhoras aqui de Juazeiro para que juntas possamos desenvolver um produto usando a uva e manga, nossas frutas da região.
(2) Aplicação do aprendizado
Nesse momento de pandemia, apesar da atividade na área rural estar normal, a nossa Associação, ACENIBRA, está em stand by, mas quando normalizar retomaremos o projeto. Gostaria de agradecer imensamente a Chuo Kaihatsu Corporation e o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão por ter nos dado esta grande oportunidade no qual pudemos ver, ouvir e aprender, e também aumentar nosso círculo de amizade com os japoneses, pessoas de várias regiões do Brasil e da América Latina. Kokoro kara kansha shite orimasu.