J-AGRO é um grupo de ex-estagiários do programa do Ministério da Agricultura do Japão para agricultores nikkeis do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolivia e Peru que recentemente se incorporou ao programa.
Este site visa compartilhar e divulgar conhecimentos adquiridos durante treinamentos no Japão para trocar ideias entre agricultores nikkeis da América do Sul e o Japão.

A pedra no meio do caminho.

 Texto: Shinichi Ino/ Izumi Honda

O Projeto de Intercâmbio, Cooperação e Geração de Negócios dos Agricultores Nikkeis da América do Sul é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão-MAFF, e tem como o objetivo o fortalecimento do elo entre os produtores rurais nipônicos e o Japão. Mais informações acesse o link abaixo:

http://www.nikkeiagri.jp/en/index.html

Ao longo dos anos recrutamos bolsistas para vivenciar e conhecer o que o Japão tem de melhor a oferecer para a agricultura da América do Sul. Desde 2011 enviamos pouco mais de 200 bolsistas para o Japão, e também convidamos alguns especialistas do Japão para ministrarem palestras para os países da América do Sul. O presente blog foi criado para divulgar as experiências adquiridas pelo ex-bolsistas. Ainda recém criado comparado ao número de bolsistas enviados, há poucas matérias, mas temos a meta de implementar paulatinamente as informações.

No ano 2020-21 a Covid-19 se tornou uma pedra no meio do caminho, não só para nós e sim para o mundo todo. Devido as circunstâncias da pandemia, inviabilizaram por completo o envio de bolsistas para o Japão, ao qual fomos obrigados a remodelar o formato de execução do projeto às pressas.  Reunimos por várias vezes com o MAFF, discutimos os mínimos detalhes para adaptar-nos ao novo normal, o que ocasionou um atraso no início das atividades comparado aos anos normais.

Todos os eventos passaram a ser ministrados virtualmente. Como o formato on-line era inédito, tivemos problemas e erros no início, no decorrer do tempo fomos corrigindo e melhorando. Ministramos 12 cursos on-line no total, sempre buscando os melhores profissionais da área para atender a demanda dos agricultores da América Latina.

Diferentes dos anos anteriores, o formato on-line possibilitou a participação do maior número de beneficiados e abriu as fronteiras para além do nosso círculo, participações inéditas dos outros países como Uruguai, Colômbia e México. No futuro com a distribuição das vacinas e a pandemia for controlada, a tendência é retomar o foco do nosso projeto e enviar novos bolsistas para o Japão, mas não descartamos as possibilidades de dar continuidades aos cursos on-line.

O uso da tecnologia virtual abriu novos caminhos e as possibilidades de alcançar a nossas metas. Junto ao MAFF sempre estamos buscando novas soluções para oferecer serviço de ponta sem medir os esforços.


Reuniões on-line


Translation

País

Produtos

Pesquisar

Facebook

Copyright © J-AGRO
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com