J-AGRO é um grupo de ex-estagiários do programa do Ministério da Agricultura do Japão para agricultores nikkeis do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolivia e Peru que recentemente se incorporou ao programa.
Este site visa compartilhar e divulgar conhecimentos adquiridos durante treinamentos no Japão para trocar ideias entre agricultores nikkeis da América do Sul e o Japão.

O TURISMO COMO FORMA DE PROMOVER A AGRICULTURA.

FÁBIO MAEDA / FAZENDA MAEDA / Curso: Treinamento para formação de líderes Sucessores (10/2016)

(1) Aprendizagem do curso

Tive a felicidade de ser selecionado como bolsista do Ministério da Agricultura Floresta e Pesca do Japão-CKC no ano de 2016. Durante o período em que estive no Japão fomos conhecer diversos locais excepcionais, mas duas visitas me chamaram bastante a atenção. O Kawabata mura Michi-No Eki e o Green Turismo, justamente pela possibilidade de adaptá-los as condições do Brasil. 

O Michi No Eki é uma área de descanso localizado ao longo das estradas nacionais.  É um local de fácil acesso, com paisagens deslumbrantes onde você pode encontrar produtos locais, lembranças, alimentação, e informações turísticas regionais.

Possuem banheiros e estacionamentos gratuitos. Atualmente existem mais de 1000 Michi-No- Eki no Japão.

O Green Turismo a grosso modo seria o equivalente ao nosso turismo rural. Tem por objetivo permitir a todos, um contato com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem e alimentação.

Percebi durante a visita ao Japão que o ponto em comum entre essas duas atividades era a união entre a agricultura e o turismo.
Michi-No Eki
Michi-No Eki


Kawabata mura
Kawabata mura

Kawabata mura


(2) Aplicação do aprendizado

 Em Promissão nós não temos paisagens deslumbrantes como as do Japão, mas nós temos a história da Colonização japonesa. A região noroeste do Estado de São Paulo foi a primeira a ser colonizada pelos imigrantes japoneses no Brasil. Temos a praça Dr. Shuhei Uetsuka, onde durante o período da colonização os imigrantes japoneses se reuniam para esquecer a saudade da sua terra natal. Ademais, é o mesmo local onde se localizam os monumentos dos 10, 25, 50 e 100 anos da Colonização Japonesa em Promissão.

No ano de 2018 tive a satisfação de ser eleito o Presidente das “Comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e 100 anos da Colonização Japonesa em Promissão”. Nesse ano de 2018 tivemos a honra e a felicidade de receber A Sua Alteza Imperial A Princesa Mako em Promissão, em que a mesma inaugurou o Marco dos 100 anos da Colonização Japonesa em Promissão e que atrai muitos turistas a praça.

No ano passado já como Presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Promissão realizamos o I Tooro Nagashi em Promissão da região noroeste do Estado de São Paulo onde atraímos uma grande quantidade de turistas que queriam prestar uma homenagem aos seus antepassados e conhecer as lanternas japonesas,

A ideia seria a de nos próximos anos realizarmos através da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Promissão um “Roteiro da Colonização Japonesa em Promissão”, criando o Michi-No-Eki e o Green Turismo. O Michi-No-Eki teria como local a praça Dr. Shuhei Uetsuka. Essa praça localiza-se na Via de Acesso a cidade de Promissão, a 1 km da importante Rodovia Marechal Rondon que cruza toda a região noroeste do Estado de São Paulo e liga o interior a capital do Estado. O Green Turismo seria instituído através de um convite realizado pela associação Nipo Brasileira aos agricultores da época da colonização Japonesa em Promissão e a outros agricultores que se interessarem. Os agricultores poderiam levar os turistas a uma experiência da época da colonização japonesa, seja através de visitas as construções da época, suas plantações, podendo também explorar a gastronomia local.
Creio que dessa forma estaríamos unindo o turismo a agricultura, com a possibilidade de fortalecimento dos agricultores através da exploração do turismo na região.

Visita da Princesa Mako em Promissão
Tooro Nagashi




Translation

País

Produtos

Pesquisar

Facebook

Copyright © J-AGRO
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com