J-AGRO é um grupo de ex-estagiários do programa do Ministério da Agricultura do Japão para agricultores nikkeis do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolivia e Peru que recentemente se incorporou ao programa.
Este site visa compartilhar e divulgar conhecimentos adquiridos durante treinamentos no Japão para trocar ideias entre agricultores nikkeis da América do Sul e o Japão.

Criação de um produto local: suco de laranja com mini gomas

Alice Kiyomi Yamazaki Morioka/ Cooperativa Agroindustrial APPC / Treinamento voltado ao grupos de mulheres (01/2019)

(1) Aprendizagem do curso

 O curso nos proporcionou um vasto aprendizado que inclui desde técnicas nas áreas de turismo rural, venda direta, agregação de valores, criatividade, motivação e empreendedorismo, cuidadosamente elaborados pela C.K.C. Em meu projeto sobre a extração de vesículas (tsubu tsubu) de dekopon, fomos visitar a fábrica de sucos Ehime Foods em Yawatahama. Visitamos as instalações e, apesar de não podermos ter visto o processo, foram dadas informações valiosas que tentamos reproduzir no Brasil.

(2) Aplicação do aprendizado

O resultado visto nas fotos 1 e 2 foi obtido por meio totalmente manual, incomparável a produção industrial da Ehime Foods. A ideia seria incorporar esses “tsubu tsubu” no suco natural (foto 3). Após muitas experiências empíricas feitas durante a época de safra de 2019, a cooperativa deu início à regularização do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que dá autonomia para fabricação de suco. Já adquirimos as primeiras embalagens e esperamos poder comercializá-los em breve. O desafio está em oferecer um suco de excelente sabor sem utilizar técnicas como pasteurização e dar vida longa ao produto. Outros desafios são garantir o padrão de qualidade de produto e a sazonalidade do mesmo. Pesquisei sobre outra técnica, além da pasteurização, chamada HPP (High Pressure Processing) que a princípio altera menos o sabor e aroma do suco, porém seu custo é muito alto.

Durante a visita ao Japão, fiquei impressionada ao ver no aeroporto de Ehime ken, finas garrafas de sucos (conforme foto 4), com preços que variam de ¥2.000,00 a ¥10.000,00, (U$18 a U$93) como garrafas de um bom vinho usadas para presentear alguém. Outra experiência foi na JA Nishiuwa onde aprendemos a preparar um doce com chocolate, sucrilhos e PÓ DE LARANJA. Tentei aproveitar a casca de laranja para preparar um pó, cujo sabor ficou amargo por causa da parte branca da casca. Pretendo aprimorar. Caso a J-Agro puder compartilhar algum conhecimento na confecção de pó de laranja, será de grande ajuda. Aproveitar a casca para produzir o pó ou essência é meu objetivo atual. Muito Obrigada


Separação de cada vesícula(mini gomas)que compõe uma goma de laranja  

Gomas de laranja sem a película

Suco de laranja natural com "tsubu tsubu"(mini gomas)

Sucos de laranjas em finas garrafas


Pó da casca de laranja desidratada

Translation

País

Produtos

Pesquisar

Facebook

Copyright © J-AGRO
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com