J-AGRO é um grupo de ex-estagiários do programa do Ministério da Agricultura do Japão para agricultores nikkeis do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolivia e Peru que recentemente se incorporou ao programa.
Este site visa compartilhar e divulgar conhecimentos adquiridos durante treinamentos no Japão para trocar ideias entre agricultores nikkeis da América do Sul e o Japão.

Com incentivo da CKC e do MAFF Produtor de Ovos tem conseguido superar crise causada pela pandemia

 Texto Tiago Henrique

Covid -19 afetou diversos setores da produção agropecuária, mas com planejamento e conhecimento é possível vencer a crise.

O ano de 2020 foi atípico para diversos setores, onde dificuldades geradas pela pandemia de covid-19 afetou negativamente a produção de diversas culturas. Um dos setores afetados diretamente, foi o de produção de ovos que sofreu com o aumento de insumos motivado pela alta do dólar, e sofreu pela baixa de consumo motivado pelo fechamento de restaurantes e escolas. O avicultor chegou a contabilizar um prejuízo de R$50,00 por caixa de ovos de 360 unidades, no ano passado.

Em 2021 não tem sido diferente e as dificuldades têm sido enormes, porém, com o apoio de entidades como a Chuo Kaihatsu Corporation - CKC Brasil que junto ao Ministério da agricultura, silvicultura e pesca do Japão - MAFF, vem realizando o Intercâmbio, Cooperação e Geração de Negócios dos Agricultores Nikkeis da América do Sul, que tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre o Japão e 5 países da América do Sul — Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru. Os produtores têm consigo se destacar e sair da crise. 

O avicultor Sérgio Kakimoto da cidade de Bastos, interior do Estado de São Paulo no Brasil, tem sido um exemplo. Em 2018 ele foi um estagiário da CKC e teve a oportunidade de ir ao Japão, onde conheceu diversos formatos de produção, e trocou inúmeras experiências.  Ao retornar ao Brasil iniciou o processo de sucessão familiar, onde o seu pai Jonas Kakimoto, começou a transferir a direção da empresa. Desde então Sergio tem demonstrado dedicação e muito empenho, colocando em prática as experiências adquiridas no estágio.    “Estamos vivendo por momentos de grande dificuldade, mas ao aplicar o conhecimento adquirido por meio da CKC tem sido possível reverter a situação. Uma das coisas mais importantes que aprendi foi sobre a economia colaborativa e saber o momento de colocar um freio e o momento de investir. É importante o produtor colaborar um com outro e assim fortalecer o setor produtivo. ” Afirma o produtor que hoje tem ampliado suas operações, investindo em logística, marketing e relacionamento. “ A CKC e o MAFF tem proporcionado muito conhecimento, possibilitando novas ideias, e uma integração com produtores japoneses e de países vizinhos. Quando compartilhamos esse conhecimento, conseguimos ter uma visão mais ampla e superar os desafios. ” Enfatiza Sérgio Kakimoto que também é presidente da Associação de Produtores de Ovos de Bastos e Região — Aprobare. A entidade fundada em 2014 também se vinculou a CKC Brasil e tem trazido excelentes frutos para seus associados, oferecendo soluções importantes, como adequação de normas produtivas, proporcionando instrução e conhecimento, além de colaborar diretamente com o produtor ao fornecer equipamentos e treinamentos.

 A entidade acaba de ser beneficiada pela CKC Brasil com um orçamento de 2 mil dólares para a realização de um vídeo institucional, que mostra a atuação da Associação e fortalece ainda mais seus trabalhos. “Essa parceria com a CKC tem sido extremamente importante e tem nos ajudado a crescer, evoluir e proporcionar cada vez mais soluções aos associados. ” Destaca Sérgio Kakimoto.



O avicultor mostrando o funcionamento da empresa para crianças, antes da pandemia 


Sergio recebe o prêmio empreendedor destaque em 2019. Na foto ele brinda ao lado de Francisco Oura da Cooperativa Avícola de Bastos. 



Recebendo certificado do estágio no Japão.


Translation

País

Produtos

Pesquisar

Facebook

Copyright © J-AGRO
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com