J-AGRO é um grupo de ex-estagiários do programa do Ministério da Agricultura do Japão para agricultores nikkeis do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolivia e Peru que recentemente se incorporou ao programa.
Este site visa compartilhar e divulgar conhecimentos adquiridos durante treinamentos no Japão para trocar ideias entre agricultores nikkeis da América do Sul e o Japão.

Agregação de valor

Lourdes Kawashima Gocho / Cooperativa Agroindustrial APPC / Curso: Treinamento para formação de líderes Sucessores (10/2017)

    Neste treinamento tivemos a oportunidade de fazer aproximadamente 50 visitas, em 5 províncias. Foram 25 dias de atividades intensas onde conhecemos diversas cooperativas, mercados ( Mercado de Ota, michi no ekis, boutiques de frutas, antenas shops, etc.), sexta industrialização, exposições, empresas de consultoria, usina de reciclagem, visitamos vários produtores rurais , Ongs , tivemos várias palestras interessantes ,visitamos algumas associações de senhoras , etc.
Posso garantir que todas as visitas foram muito úteis e de grande aproveitamento.

(1) Aprendizagem do curso

Segurança alimentar e Certificações (prof. Itagaki _ Universidade de Tókyo)
    - Inspeção de qualidade no Mercado de Ota. (sr. Kazuharu Tsuda)

Tivemos uma palestra muito proveitosa sobre o quanto o governo japonês é preocupado em produzir alimento seguro e de boa qualidade. Um dos grandes receios da população é referente as infecções alimentares, alergias ou que tenham algum grau de radiação ou resíduos agro químicos. Uma tendência mundial é o consumo de alimento orgânico, semi orgânico ou de menos agressão ao meio ambiente. Então, o uso de bactérias como o do natoo, por exemplo, tem sido constantemente usado para se produzir adubo orgânico e fungicidas.

Para que não haja abuso no uso, o governo controla todo defensivo químico que é vendido aos agricultores. O transporte e logística dos alimentos é muito eficiente, e a qualidade das embalagens garantem que os produtos cheguem ao consumidor com muita qualidade e frescor. Todo produto in natura que entra nos mercados é vendido no mesmo dia. 

Os legumes são classificados em 7 categorias: conforme as medidas, peso, curvatura, o horário de colheita, etc. pode agregar mais valor ao produto.  Conseguir um padrão de boa qualidade no seu produto, define se o sucesso ou não do agricultor do Japão, pois, diferentemente do Brasil, as áreas cultivadas são pequenas, o plantio é regulado pelo governo, além do país sofrer intensamente com chuvas, neves e tufões.

Mesmo nos michi no ekis (mercados de venda direta os produtores são obrigados a declarar o uso de agroquímicos) e se houver alguma irregularidade, são impedidos de vender no local.

Vimos no Mercado de Ota (Tókyo) que todos os dias é feita a fiscalização, verificando se estão em conformidade com as normas de padrões de qualidade e segurança alimentar. Se acaso o produto não for aprovado pelos testes, o produtor entra imediatamente para “lista negra “do Ministério da Agricultura e todo o Japão é informado, tal é a rigidez do sistema japonês.

As cooperativas ajudam os produtores a certificarem suas propriedades, garantindo a higiene, segurança do local de trabalho e segurança do meio ambiente. 

Quando o produto tem estes 3 selos, são muito valorizados e podem ser exportados:

    - JAS (informa que o produto é seguro. Este selo é subdividido em 5 tipos. Ex. orgânico, semi orgânico, etc.)
    - HACCP (livre de contaminantes, radiação e boa qualidade).
    - Global GAP (trabalha de acordo com a boas práticas agrícolas)

Visitamos outras empresas que usam o selo JAS para garantia de qualidade de cada produtor.

A cooperativa Pal System (província de Chiba) compra alimentos diretamente dos produtores, higieniza, corta, embala e monta combos de acordo com os pedidos dos clientes. Estes combos são divulgados através de catálogos alguns dias antes. Os clientes fazem os pedidos e os recebem em suas casas. A GPS é uma empresa vinculada a Pal System, responsável pela fiscalização das áreas produtoras. Desde programação da quantidade a ser plantado, controle fitossanitário e assistência técnica do plantio até a colheita, garantem que a Pal System receba um produto de qualidade. A Pal System tem aproximadamente 1.300.000 clientes.

Visitamos também a Eaon Agri Create co. Ltda, uma das maiores redes de supermercados do Japão. Esta empresa, possui várias fazendas no Japão que mandam seus produtos para serem vendidas nas suas lojas. Todas as fazendas são certificadas pela Global GAP e possuem um selo próprio Top Value (3 categorias).

O diferencial dos produtores que certificam suas propriedades é que conseguem vender 100% de seus produtos antes mesmo de serem plantados. 

Satisfazer o paladar da população japonesa é um grande desafio pois são muito exigentes em todos os aspectos, mas faz com que todos trabalhem para oferecer ao consumidor um produto que se come primeiro com os olhos.

Desde um simples produto até o mais sofisticado, tudo é extremamente produzido pensando em agradar o cliente. E eles reconhecem o trabalho bem feito pagando valores exorbitantes, por exemplo, por uma fruta perfeita e doce que pode chegar a ser vendido por centenas de dólares.







(2) Aplicação do aprendizado

A Cooperativa AAPC iniciou suas atividades no ano de 2.012 para dar suporte na  produção e comercialização ;visando sempre frutas de boa qualidade e bom sabor, tem um rígido controle de uso de defensivos químicos , dá assistência técnicos para todos os departamentos e um dos  objetivos é  a exportação de frutas como forma de agregação de valores. 

A maioria dos sócios são descendentes de japoneses, mas reconhecemos que muitos projetos que admiramos no Japão infelizmente ainda está longe de conseguirmos implantar com sucesso no Brasil.

No retorno do meu estágio, pude explanar aos associados sobre a necessidade de certificar nossos pomares e todo ambiente de trabalho, apesar do alto custo para certificação. 

Hoje, o packing da cooperativa e 60% dos sócios estão adaptando suas propriedades de acordo com a normas de certificação Global Gap garantindo maior organização, higiene, eficiência e sustentabilidade.

Sabemos que a certificação Global GAP não agrega valor ao produto, e nem tem um selo que comprove a certificação, mas traz aos produtores e aos clientes, a confiança de que estamos fazendo o nosso melhor, inclusive nesta época de pandemia, em que a higiene e segurança alimentar tem que ser a nossa maior prioridade.

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