J-AGRO é um grupo de ex-estagiários do programa do Ministério da Agricultura do Japão para agricultores nikkeis do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolivia e Peru que recentemente se incorporou ao programa.
Este site visa compartilhar e divulgar conhecimentos adquiridos durante treinamentos no Japão para trocar ideias entre agricultores nikkeis da América do Sul e o Japão.

Aproveitamento máximo dos produtos, minimizando desperdícios

Carolina Hatsumi Kawatsu/ Cooperativa Agroindustrial APPC, Pilar do Sul, SP/ Curso: Agronegócios-Aproveitamento máximo (09/2019)

(1) Aprendizagem do curso

Atualmente todos os setores do mercado de trabalho estão em busca de novas tecnologias, inovação e mehor custo X benefício para fortalecer seus negócios e aproveitar ao máximo seus produtos. Isso não poderia ser diferente ao setor agropecuário. Buscar visões, aprendizados e ideias de paises desenvolvidos ajuda o nosso país a continuar fortalecendo e concorrendo com o mercado externo. Sendo assim, agradeço ao Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão em parceria com a CKC por ter dado essa oportunidade e experiencia de vida.

Nota- se que o Japão produz seus produtos visando qualidade porém não é tudo que sai como classificação tipo A. Mesmo que seja mínima, tem problemas de deformidades, tamanhos e manchas. Mas para esse tipo de classificação, eles souberam driblar com várias estratégias tais como, sexta industrialização, michi no eki e Fuzoroi Project.

Cada uma dessas estratégias tem um objetivo, um público alvo diferente mas uma coisa em comum: aproveitamento máximo.

Sexta Industrialização: Produtos que seriam descartados entram em fases de processamento gerando novos produtos. Ex: polpas, pó, geleias.

Michi no Eki: Ponto de venda direta dos produtores regionais podendo mostrar e fortalecer seu trabalho.

Fuzoroi Project: Projeto de uma pequena cooperativa em parceria com o supermercado Fresta da cidade de Miyoshi, Hiroshima. Tem como objetivo ajudar os pequenos agricultores da região a estar comercializando os produtos de classificação tipo B por um preço mais baixo porém não tendo muito desperdícios e perdas.





(2) Aplicação do aprendizado

Com base nesse aprendizado, e sabendo que nós produtores de frutas também passamos por esse problema, em parceria com algumas empresas daqui, estamos tentando nos colocar nessas estratégias. Estamos com projetos de fazer com que a uva Pilarmoscato (marca da cooperativa APPC) seja uma das frutas escolhidas para consumo de crianças nas escolas.(Famosos Snacks.) É muito vendida soltas, então querendo inovar e agregar mais o seu valor, estamos com esse plano de ação.

Outro experimento em andamento é a produção de cerveja com os frutos Kinsei e Pilarmoscato. (sexta industrialização / Processamento) 

Buscando sempre melhoria contínua, estamos vendo possibilidades de processamento de sorvetes e outras produções visando o lado saudável das frutas.











Translation

País

Produtos

Pesquisar

Facebook

Copyright © J-AGRO
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com