Sergio Kenji Kakimoto / APROBARE / Curso: Venda direta (10/2018)
Os canais de distribuição podem ocorrer por via direta, onde o produtor leva diretamente ao consumidor final. Também podem ser por via indireta curto, onde temos o varejista e por fim um canal pode ser indireto longo, representados pelos atacadistas e varejista.
Recentemente, em outubro de 2018, fizemos treinamento pela CKC no Japão abordando vendas diretas. Foram vários modelos de organização para promoção de marketing apresentados, desde cadeia produtiva dos hortifrutigranjeiros a produção artesanal de produtos processados, turismo rural, na qual cito a seguir.
(1) Aprendizagem do curso
Visitamos um ponto de venda chamado de Fusano Eki em chiba esses locais são conhecidos como MICHINOEKI. Neste caso, a organização é privada, porém promovem produtos locais agrícolas bem como produtos artesanais feitos com produtos locais. A empresa possui lojas em Tókio que dispõem aos seus clientes os produtos produzidos em chiba. Recordo dos doces maravilhosos que eram feitos com amendoim, mel, sorvete de ovo.
A cooperativa JA tem ramificação por todo território japonês, mantem abastecidos o mercado. A JÁ mantém Michinoeki perto de rodovia de grande fluxo, onde produtores abastecem diariamente produtos frescos. Onde cada produtor coloca seus preços, etiquetam e abastecem as gondolas.
A venda mais direta é a colheita realizada pelos próprios clientes. Colhe e pague, vimos os pomares de maçã, morango, uva, laranja.
Fomos conhecer a cocco-farm, uma granja de ovos em que o proprietário teve uma brilhante ideia em construir uma loja para venda direta de ovos. Começou com ovos, depois foi agregando valores. Hoje tem uma imensa estrutura de vendas de todos os produtos agrícolas, fresca e processados, abatem as galinhas e vendem já preparados, possui restaurante que servem produtos como ovos, galinha, etc. muito interessante pois promovem cursos de culinária, desenvolvem atividade para crianças.
(2) Aplicação do aprendizado
Diante todo esse aprendizado, necessitamos colocar em prática, uma vez que a pandemia provocada por um vírus mudou toda configuração de um mercado, prestigiando aqueles que vendem diretamente ao consumidor final.
A proposta é iniciar com um ponto de venda na granja Kakimoto na rodovia raposo Tavares 142. Depois realizar integração de venda de produtos com outras regiões.