J-AGRO é um grupo de ex-estagiários do programa do Ministério da Agricultura do Japão para agricultores nikkeis do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolivia e Peru que recentemente se incorporou ao programa.
Este site visa compartilhar e divulgar conhecimentos adquiridos durante treinamentos no Japão para trocar ideias entre agricultores nikkeis da América do Sul e o Japão.

Experiência e o aprendizagem adquirida no Japão

 Elisangela Trzeciak/ COOPATRANS/ CURSO TECNICO - EUIPAMIENTO AGRÍCOLA (10/2019)

Em 2019 a Sra. Elisangela Trzeciak, da   COOPATRANS – Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica, foi uma das selecionadas para participar do Curso de Agronegócios- Equipamentos Agrícolas, oferecido pelo Ministério da Agricultura e Pesco do Japão em parceria com a CKC. Hoje, ela nos conta um pouco da sua experiência ao participar do treinamento, e de como a sua participação ampliou e agregou conhecimentos para ser implementados em sua organização. 

(1) Aprendizagem do curso

Para a Sra. Elisangela ter sido uma das selecionadas para participar do programa de intercâmbio no Japão em 2019, foi um privilégio muito grande, uma que a mesma saiu de uma região na Amazônia, com características geográficas, sociais e culturais muito distintas, e sobretudo por ter pouco contato com a cultura oriental, uma vez que colônia japonesa na Transamazônica é muito pequena. 

A mesma teve a oportunidade de conhecer muitas experiências, no processamento e apresentação de produtos como mecanismos de agregação de valor, além de visitas as feiras e mercados de comercialização direta, onde teve a oportunidade de presenciar mecanismos de agregação de valor, tais como: importância das embalagens, apresentação dos produtos, processamento. 

Das coisas que mais impressionou, segundo o relato, foi a enorme capacidade de produção em espaços tão pequenos, e o alto uso de tecnologia na agricultura de precisão, para a produção de alimentos, esse fato se contrapõe muito aos sistemas agrícolas praticados na Amazônia. 

(2) Aplicação do aprendizado

Como aplicação para o conhecimento, Elisangela nos conta sobre a experiencia de conhecer o sistema cooperativista, com sua impressionante organização, e o fomento a participação dos jovens nas atividades da cooperativa. Os questionamentos acerca da sucessão familiar, e as alternativas implementadas na Cooperativa XXXX, visitada, despertou muita curiosidade e reflexão. “Percebi que, assim como em outros lugares do mundo, o envelhecimento da população rural, e a sucessão familiar irá acontecer, e diferente do que eu vi no Japão, em minha região, isso não está sendo trabalhado de nenhuma forma, então para me aprofundar no assunto, me candidatei a um Programa de Mestrado, e em minha pesquisa irei trabalhar com o tema, agradeço ao Treinamento que me abriu os olhos pra tantas possibilidades e pra importância de se envolver cada vez mais os jovens nas atividades das instituições”





Translation

País

Produtos

Pesquisar

Facebook

Copyright © J-AGRO
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com